Historial

 Historial da FPSD

A Federação Portuguesa de Sueca e Dominó é uma entidade criada a 09 de Novembro de 2015 e encontra-se atualmente sediada no concelho de Valongo, no Distrito do Porto.
 
A implementação de uma entidade que promovesse e regulasse o jogo da sueca e do dominó em Portugal era um desejo de muitos amantes destas duas modalidades, que se tornou realidade pelo desejo e vontade de todos os fundadores da FPSD.
 
A ideia surgiu através da solicitação de um conjunto de pessoas para a necessidade de criar uma entidade que promovesse e fomentasse o jogo da sueca e dominó ao nivel da competição e com a realização de eventos nacionais de título.
 
A sueca e dominó são jogos tradicionais essencialmente jogados nas coletividades, cafés, associações, e tem o cariz de um jogo acessivel a todas as pessoas que podem treinar e jogar sem necessidade de despender de valores.
 
O objetivo é o jogo ser acessivel de forma a criar uma ligação e interesse por parte dos clubes em organizar torneios nos seus espaços de forma a captar mais jogadores para a modalidade e estimular o convivio no seu espaço.
 
O jogo de dominó tem a particularidade de ser disputado a nível internacional com a realização de Campeonatos Mundiais, tendo a FPSD o objetivo de participar nestes eventos internacionais com a Seleção Nacional e alcançar medalhas para o nosso palmarés e historial.
 
A preparação da FPSD para atingir os seus objetivos teve um caminho a percorrer que culminou com a realização de um website e  um software que são ferramentas muito úteis para o desenvolvimento da sueca e dominó a nível nacional.
 
Sabemos que existe um longo percurso a fazer, no entanto, a FPSD trabalhará no sentido de elevar e enriquecer todos os clubes e amantes destas duas modalidades para as fazer crescer o mais possível no futuro.
 
        
A Direção da FPSD
Federação Portuguesa de Sueca e Dominó